O que é Fotografia Documental
- Alê Wanner
- 8 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de ago. de 2020
Você já parou para pensar quantos momentos incríveis, verdadeiros e sinceros você vive no seu dia-a-dia? Você consegue lembrar dos primeiros passinhos do seu filho? Ou daqueles domingos na casa dos seus avós? Ou até mesmo dos encontros de família onde a criançada se reúne e faz aquela bagunça? Todos esses e muitos outros, são momentos inesquecíveis, que as vezes não nos damos conta de quão importante são, até que de repente, já se foram. E o que nos resta é a saudade e a memória. Porém, se tiramos um tempinho para registrar esses momentos, teremos algumas fotografias para nos ajudar a lembrar e matar a saudade desses lindos momentos.
A fotografia documental é a melhor forma de registro dos momentos que não queremos esquecer. Esse estilo fotográfico retrata a fidelidade, sinceridade e pricipalmente a verdade. Pois a fotografia documental não é posada e muito menos ensaiada. Esse estilo retrata a vida real, no seu tempo e do jeitinho que ela é, seja uma briga entre irmãos, uma birra na hora do almoço, um abraço carinhoso ou uma bela gargalhada. A fotografia documental conta a sua história, com personagens reais, em suas atividades normais e no seu próprio ambiente.
Na fotografia documental, o fotógrafo não interfere na cena, ou seja, não remove objetos na pós-produção, não dirige os "modelos" e nem mesmo altera a iluminação. Como mencionado acima, esse estilo fotográfico deve ser fiel à realidade. É dessa forma que a "mágica" acontece e sua história é registrada.
Para uma sessão fotográfica documental, a única coisa que você precisa se preocupar é ser quem você é, fazer aquilo que você sempre faz e vestir aquilo que você sempre veste.
O estilo documental é especialmente indicado para famílias, pois esse se torna um grande instrumento de registro para contar a história da família gerando riqueza de detalhes em fotografias com muito valor emocional... e essas mesmas fotografias as encantarão com lindas lembranças anos depois.










E aí, curtiu a ideia? Agora que você conhece mais um estilo fotográfico, que tal começar a contar sua história?
Julio Bohler & Alê Wanner Fotografia
Commenti